Glossário de Publicidade...

Saiba mais sobre os termos utilizados na publicidade brasileira:

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A ....................................................................................


ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - entidade que congrega a principais empresas anunciantes do país.

ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda - entidade que congrega as principais agências do país.

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - entidade que congrega as principais emissoras de rádio e televisão do país.

ABIPE - Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado - tradicional entidade das empresas de pesquisa, bastante reduzida depois que um grupo das principais organizações da área deixou a Associação para fundar a ANEP.

ABP - Associação Brasileira de Propaganda - entidade, com sede no Rio de Janeiro, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda e é a mais antiga das associações brasileiras na área publicitária.

AD HOC - Trabalho feito sob encomenda, especialmente para um cliente. Termo geralmente utilizado na área de pesquisa.

ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - entidade que congrega profissionais da área de marketing e propaganda.

Advertiser - Anunciante.

Advertising - Propaganda comercial, em inglês. Publicidade. Forma de divulgação e promoção veiculada nos meios de comunicação, utilizando os espaços publicitários.

AEPAL - Associação Brasileira das Empresas de Propaganda ao Ar Livre - entidade que congrega as principais empresas que fazem propaganda ao ar livre, tais como painéis, luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assielhados.

Affiliate Marketing - É um sistema de anúncios onde o site A coloca um botão para o site B, ganhando uma comissão sobre uma venda que ajude a gerar no site B. Também pode ser usado para levar público de um site para outro, através de informações complementares. Sistema muito comum em sites de empresas pequenas e sem verba de marketing.

Affinity Marketing - Marketing por afinidade usa recursos como promoções por e-mail, banners e mídia offline para chegar aos consumidores de produtos relacionados com os que deseja vender. Por exemplo, oferecer monitores de vídeo especiais a quem comprou software de ilustração.

After Sale - Pós venda. Importante fase do processo de vendas, muitas vezes esquecida.

AGÊNCIA - 1. Empresa dedicada à arte e técnica da propaganda. 2. Empresa especializada em agenciar modelos e intérpretes.

AIDA - Atenção, Intenção, Desejo e Ação. Fórmula que visa obter a atenção do consumidor, conquistar seu interesse, despertar seu desejo e induzi-lo à ação de compra.

ALL-TYPE - Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.

ALTO-CONTRASTE - Efeito empregado em fotografia (estática ou ciniatográfica) para eliminar os meios-tons, deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou nas cores dominantes.

Amostragem - Ato ou processo de seleção e escolha dos elementos que irão constituir uma amostra e serão considerados, para efeito de pesquisa, como representantes do conjunto da população à qual pertencem. Existem vários métodos de amostragem, empregados em pesquisas de mídia, de Marketing, de opinião pública etc. Os mais frequentes são:a) Amostragem aleatória - designa a amostragem feita ao acaso; b) Amostragem estratificada ou amostragem por cotas - a população é dividida em subclasses, dentre as quais são recolhidos elementos para formar a amostra; c) Amostragem por estágios múltiplos - chega-se à amostra definitiva após vários estágios de seleção, aplicando-se a cada estágio o mesmo tipo ou diferentes tipos de amostragem.

AMPRO - Associação de Marketing Promocional.

ANEP - Associação Nacional de Empresas de Pesquisa - entidade que congrega os principais institutos de pesquisa do país.

ANER - Associação Brasileira de Editores de Revistas - entidade que congrega as principais editoras de revistas do país.

ANIMATIC - Esboço de um comercial de Televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos, de forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção. Geralmente empregado em pesquisa, para fazer pré-teste de comerciais.

ANJ - Associação Nacional de Jornais - entidade que congrega os principais jornais do país.

ANUNCIANTE - Ver Cliente.

ANÚNCIO - Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda.

ANÚNCIO COOPERADO - Anúncio feito por mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas. O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que destacam as marcas de determinados fabricantes.

APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - entidade, sediada em São Paulo, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda.

APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda.

ARTE - Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária.

ARTE-FINAL - Ilustração em sua forma definitiva, seja ela de desenhos, símbolos ou letras.

ATENDIMENTO - 1. Área da agência (do veículo, produtora ou fornecedor) que atende os clientes da empresa. 2. Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de atender a um cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e regular para ele.

ATINGIMENTO - 1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.

AUDIÊNCIA - Pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas que ouvi determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou lêem determinado título de jornal ou revista.

AUDIÊNCIA ACUMULADA - Soma das audiências obtidas pelo emprego de diversos meios e veículos de comunicação, com o uso de diversos programas, diversas mensagens e/ou a repetição delas. Pode ser bruta ou líquida.

AUDIÊNCIA BRUTA - Somatória de todas as audiências obtidas, sem descontar as duplicações.

AUDIÊNCIA LÍQUIDA - Volume total de audiência obtida, descontadas as duplicações. Soma dos que viram, ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez, contando apenas uma vez cada pessoa.

AUDIÊNCIA MÉDIA - 1. Volume habitual de audiência de um veículo. 2. Média das audiências obtidas com o emprego de diversos veículos de comunicação ou programas.

AUDIÊNCIA PRIMÁRIA - Audiência obtida prioritariamente por um veículo de comunicação ou programa; como, por exemplo, as crianças em um programa infantil, os assinantes de uma revista, os compradores de um jornal etc.

AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA - Audiência obtida entre pessoas às quais o veículo (ou programa) não é destinado; como, por exemplo, os adultos em um programa infantil e as pessoas que pedem emprestado uma revista ou um jornal.

Auditagem de varejo - Monitoramento contínuo de uma amostra representativa de varejos. Consiste em buscar, por meio de um serviço de pesquisa ou de análise especial, informações precisas relativas ao comportamento do produto no varejo, verificando-se as vendas diretamente nos pontos-de-venda, assim como os estoques e os preços ao consumidor. Também conhecida como Nielsen, que é o nome da empresa líder mundial nessa técnica. Em inglês, store audit.

Auto-door - Anúncio, publicidade colocada em carros, geralmente utilizada em táxis.

AUTORIZAÇÃO - Documento entregue pela agência ou anunciante autorizando a veiculação de mensagem publicitária em um veículo de comunicação.

AVALIAÇÃO - Na área de mídia, tanto pode ser o trabalho inicial de análise do que as marcas concorrentes estão fazendo em termos de propaganda, como o estudo da melhor alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a comparação entre os objetivos definidos e os resultados efetivamente alcançados.

B ....................................................................................


Back-Light - Peça retroiluminada apresentando mensagem e/ou imagem.

Balcão de Degustação - Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.

Banner - Peça em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em "V", para ser fixada verticalmente.

Base de dados - Sistema de armazenamento e organização das informações de interesse para a atividade de Marketing. Banco de dados que pode incluir, conforme as necessidades estratégicas da empresa: dados detalhados sobre a clientela, os produtos ou serviços, as pesquisas de mercado, a perfomance da empresa, a concorrência, a tecnologia disponível ou em desenvolvimento, as redes de vendas, os preços e descontos etc. Mediante recursos informatizados e interativos, esse sistema permite a realização de pesquisas instantâneas sobre padrões do comportamento de compras, para orientar o desenvolvimento e a comercialização de produtos e serviços, além de possibilitar ações de Marketing Direto segmentado e personalizado. Diz-se também Database Marketing.

Benchmarking - Estratégia adotada por uma empresa que parte para o encontro de soluções junto às pesquisas de pontos negativos e positivos dos concorrentes, observando e analisando as formas de comunicação, para adequação (customização) ou readaptação.

BG - Fala-se, usa-se, quando se quer dizer que a música deve ser abaixada para se ouvir o que o pessoal ou locutor do filme ou do spot de rádio vai falar. BG é Background (béqgráund) fundo. Usa-se com vários sentidos: o seu background profissional tem magistério, banco, etc. O cenário que fica no fundo do teatro ou do cinema é background.

Biombo - Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto de venda.

Blimp - Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externo contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gás hélio.

Blister - Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.

Boneco - Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.

Botton / Pin - Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos.

Box - Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria nos PDV’s de grande volume (supermercados, hipermercados e atacadistas).

Brainstorm - Significa "Tempestade Cerebral". Técnica de reunião coletiva de criação, adotada principalmente em agências de P.P. Consiste em reunir pessoas de diferentes especialidades, envolvidas na elaboração de uma campanha, para a discussão livre e descontraída, onde os participantes podem expor qualquer idéia, por mais absurda que pareça, sobre todos os aspectos relacionados à criação e ao desenvolvimento da campanha, sobre o produto, seu mercado, possibilidades, características, possíveis slogans, etc... Os princípios básicos são os seguintes:
A - nenhuma crítica às idéias apresentadas durante a reunião.
B - livre curso à imaginação dos participantes.
C - grande número de idéias.
D - aperfeiçoamento conjunto das idéias consideradas aproveitáveis. É geralmente com brainstorming que se iniciam, na agência, os trabalhos de criação de uma campanha.(tempestade cerebral, chuva de idéias).

Brand - Marca.

Branding - Uma corrente na propaganda considera um objetivo fazer o consumidor ouvir falar de determinada empresa ou produto. Felizmente para as agências é muito difícil medir o branding, de modo que campanhas de reforço de marca podem ser defendidas junto ao cliente sem problemas.

Brand Equity - Arquitetura da marca. Conjunto de ações, valores etc referentes a uma marca.

Brand Image - Imagem da marca, imagem percebida pelo mercado quando estimulado pelo contato com determinada marca.

Brand Valuation - A avaliação de marcas consiste em definir um valor, no balanço da empresa, para as suas marcas. Valor da marca.

Break-even-point - Ponto de equilíbrio. Ponto onde a oferta é igual à procura. Em um plano de negócios é o tempo e o ponto exato onde a receita total é igual ao custo total. Ponto de nivelamento.

Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

Broadside - Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.

BTB ou B2B - Business-to-Business ou comércio entre empresas.

BTC ou B2C - Business-to-Consumer ou comércio entre empresas e consumidor.

BTG ou B2G - Business to Governement ou comércio entre empresas privadas e o governo.

Budget - É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro.

Busdoor - Painéis afixados em ônibus utilizando seus espaços laterais e/ ou traseiros contendo mensagens publicitárias.

C ....................................................................................


Cadeia de valor - Definido por Michael Porter como: "O conjunto de atividades realizadas por uma empresa que cria valor e aumenta a sua capacidade competitiva..." As atividades, tecnologias etc que realmente criam valor para seu cliente ou público alvo; O que seu cliente realmente pode perceber em sua experiência de compra como positivo para ele próprio.

Campo de experiência - Conhecimentos que a pessoa possui e em sua maioria devem ser adaptados em uma linguagem que a pessoa que ouve possa entender.

Cartaz Aéreo - Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.

Cartaz de PDV - Peça impressa em papel ou outra superfície, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser fixado no PDV.

Catálogo - Material destinado a ilustrar os produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.

Cavalete - Elemento de sinalização móvel, geralmente na entrada do PDV.

CEO (chief executive officer) - É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, director geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é, hierarquicamente, mais forte.

Chat - Bate-papo. Comunicação em tempo real entre dois ou mais usuários via computador, em que um usuário digita texto e este aparece tanto na sua tela quanto na tela do outro usuário.

Check - Controle, conferência.

CHRO (chief human resources officer) - Mais conhecido como director de Recursos Humanos.

Churn - Termo utilizado por operadoras de telefonia e TV por assinatura para definir a perda de clientes.

CLECS - Congresso Latino-americano dos Estudantes de Comunicação Social. Evento promovido pela Felecs que acontece em agosto ou setembro.

Click-Through Rate - É a percentagem de público que vê um banner e clica nele. É uma unidade de medida das mais antigas na Web, baseada na idéia de que as promoções de interesse vão gerar cliques. Mas cada vez clica-se menos nos banners, segundo estatísticas. De modo que agora as agências tem no click-through um parâmetro para o sucesso.

Clipping - Conjunto de anúncios, recortes etc. sobre um determinado assunto.

CMO (chief marketing officer) - Director de marketing.

Co-branding - Partilha de uma marca. Associação entre duas ou mais empresas em um mercado que nenhuma delas poderia entrar isoladamente, quer pelo investimento envolvido, quer pela especificidade do produto.

COBRECOS - Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social. Evento deliberativo que acontece em janeiro. Participam dele estudantes eleitos como delegados em cada escola.. Os critérios desta eleição estão especificados no estatuto da ENECOS.

Cold calling - Prospecção telefônica.
(Contribuição de Vanessa Nobre).

CONECOM - Conselho Nacional das Entidades de Comunicação. Reunião deliberativa de CAs e DAs. (Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos)

Core Business - Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz. "Isto está dentro de meu core business" - Isto está dentro de minha especialidade de negócio.

CORECOM - Conselho Regional de Entidade de Comunicação. Reunião deliberativa de CAs e DAs.

Conceito - Geralmente, o diferencial do produto ou serviço. Ex: Antártica uma paixão nacional. Brahma a número 1.

Conta - Entidade ou pessoa que entrega a uma agência a responsabilidade de sua propaganda.

Contato - Profissional que representa a agência junto ao cliente, atuando como elemento de ligação entre duas partes, no atendimento de uma conta de publicidade. É o executivo da conta: supervisiona o planejamento, a execução, a distribuição e o controle dos serviços prestados ao cliente (anúncios, campanhas, etc...) pelos diversos departamentos da agência. Transmite a sua agência as intenções do cliente, suas determinações, problemas e objetivos relacionados à propaganda. Acompanha de perto a elaboração das campanhas ou de quaisquer outros serviço se, depois de prontos, apresenta-se ao cliente para aprovação. O levantamento e a conquista de novos clientes são, também, atribuições do contato de agência.

Copyright - Direito exclusivo de reproduzir por qualquer meio material, publicar ou vender obra literária, artística, técnica ou científica. O copyright é um direito desfrutado pelo autor ou seus descendentes, mas pode ser negociado ou cedido a um editor ou a qualquer outro beneficiário. Abrevia-se com o símbolo ©, ao qual se seguem o nome do beneficiário e a indicação do ano da primeira edição.

Copy Testing - Pesquisas cuja finalidade é verificar o impacto produzido no público por determinada campanha de propaganda. Estudo da eficácia relativa de um anúncio ou campanha, a fim de colher orientação para anúncios ou campanhas futuras.

Corner - Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro do PDV.

Coroa - Peça impressa a ser fixada na parte superior do expositor.

CPM - Custo por mil.

Criação - Atividade ou setor de uma agência de propaganda, relacionada com a eleição de mensagens publicitárias. Na maioria das agências, este serviço realizado por duplas de criação (redatores e desenhistas). Após a criação, o anúncio é submetido à aprovação do cliente e passa, em seguida aos cuidados do pessoal de arte e de produção. A dupla de criação - redator e diretor de arte trabalhando em conjunto é a célula dos departamentos de criação. Ao receber o briefing do atendimento, a criação inicia o seu trabalho. Muitas vezes o pessoal de dia, pesquisa e atendimento participa do processo de brainstorming. Primeiro, relaciona-se toda e qualquer idéia sugerida, sem nenhuma preparação em avaliar a sua adequação. Em uma segunda etapa, faz-se a seleção escolhendo-se as opções que melhor se enquadram dentro do briefing. Esta avaliação de idéias, é importante verificar se elas podem ter vida longa, transformando-se em filão de campanhas, ou se não permitem um desenvolvimento para continuidade, esgotando-se em si mesmas.
Dentro do departamento de Criação, podem-se distinguir vários setores e cargos: - Diretor Geral de Criação
Tudo o que é criado passa por ele antes de sair do departamento. Além da função técnica, faz também a administração do seu departamento. - Dupla de Criação : São aqueles que realmente fazem a campanha. É composta pelo redator e pelo diretor de arte, ambos também chamados de diretores de criação.

CRM (Customer Relationship Management) - Marketing de relacionamento. Muitas vezes mal entendido até por "ditos" profissionais da área, o marketing de relacionamento é a categorização de clientes em acordo com habitos, volume, freqüência etc de compra e seu proporcional incentivo e vantagens. Ex: Os cartões de fidelidade.

Cromalim, Du Pont - Prova obtida rapidamente por um processo fotográfico com depósito de pigmentos coloridos.

CTC ou C2C - Consumer to Consumer ou comércio entre consumidor e consumidor. Na internet podemos ver exemplos nos sites de classificados onde consumidores compram e vendem.

Cupom - Peça distribuída aos consumidores, oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na aquisição de determinado produto.

Cuponagem - Técnicas de comercialização de produtos ou serviços através da veiculação de anúncios ou encartes nos quais é inserido um cupom, de modo a ser resposta direta do consumidor.

D ....................................................................................


Database Marketing - Propaganda feita diretamente a uma determinada pessoa em nome dela. A televisão se dirige a "todos". A mala-direta (só um exemplo de Marketing Direto) se dirige ao consumidor que consta no envelope. Pode-se combinar as duas táticas, mídia de televisão e marketing direto. Pode-se ter marketing direto na televisão: os famosos telefones 800 e 1416, com o comando "telefone já, receba em sua casa e pague com cartão de crédito", etc. Marketing direto é também de fidelização, que é uma palavra muito importante hoje, talvez a mais usada. Fidelização é tudo que se faz para tornar o consumidor fiel a sua marca, comprando sempre aquela marca e nunca outra marca. Porque, para se manter um consumidor fiel a uma marca (fidelização), se gasta 1. Para se conquistar um novo consumidor, se gasta 4.

Deadline - Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.

Demonstrador - Profissional designado para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor.

Design - Conjunto de técnicas e de concepções estéticas aplicadas à representação visual de uma idéia ou mensagem, criação de logotipos, ícones, sistemas de identidade visual, vinhetas para televisão, projeto gráfico de publicações impressas etc.

Design de produto - Forma, cores, desenho do produto. Deve estimular a compra, encantar a consumidor.

Dial - Mostrador do rádio, com os números. Os números do canal de TV.

Differentation - Performance superior, numa área de benefícios, valorizados pelo seu target.

Display - Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.

Dumping - Utilização do poder econômico para manter a venda de determinados produtos abaixo do preço de custo, prejudicando assim a concorrência. Vender abaixo do custo para derrubar a concorrência. Visar o domínio de determinado mercado eliminando e enfraquecendo a concorrência através da prática de preços abaixo do custo.

E ....................................................................................


Editar - Em jornal, selecionar o que vai ser impresso. Em produção eletrônica, escolher e selecionar a ordem em que vão entrar as diversas cenas filmadas.

Embalagem - Envólucro, e material para proteção do produto e que normalmente contém as especificações sobre o conteúdo. Em marketing a embalagem é entendida como a primeira forma de contato do cliente com o produto, portanto a embalagem deve despertar o interesse de compra, seduzir o cliente.

Embalagens Display - Embalagem que também funciona como display.

Embalagem Promocional - Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume).

Endomarketing - Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de Marketing a todas as rotinas da organização. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de Marketing. Também é a modalidade de Marketing voltada para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que podem funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc, gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade.

ENECOM - Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação. Evento de caráter lúdico-científico-cultural que acontece geralmente no mês de julho.

ENECOS - Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. Fundada em 1991, é a instância máxima do movimento estudantil de comunicação, um dos chamados movimentos de área.

ERECOM - Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social.

Envernizado - Proteção de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes.

F ....................................................................................


Faca - Dispositivo de madeira com lâminas de aço que cortam e traçam para moldar papel, papelão e outros suportes.

Facing - Parte frontal (face) de uma embalagem. Ao ser exposto um produto em uma prateleira, o facing da embalagem deverá estar apontado para os corredores de circulação dos consumidores.

Faixa de Gôndola - Vide régua.

Faixa de Rua - Mensagem e / ou imagem, impressa pintada em tecido ou plástico colocado nas ruas ou fachadas de prédios.

Fee - Honorários fixos, previamente estipulados, cobrados ao cliente por uma agência ou por um profissional de Marketing, pela prestação de serviços de consultoria, assessoria, planejamento, criação etc.

Feedback - Retorno. Resposta a determinada ação, deve ser observada para medirmos a diferença entre o idealizado e o percebido.

Feeling - Percepção, sentimento etc.

FELAFACS - Federação Latino-americana das Faculdades de Comunicação Social.

FELECS - Federação Latino-americana de Estudantes de Comunicação Social. Representa as Executivas ou Federações de curso da América Latina.

FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas

Flâmula (simples) - Bandeirola fixada em haste vertical.

Flexografia - Processo de impressão que utiliza clichês flexíveis e tintas líquidas.

Flights - Período em que um anúncio está no ar. Ex: Vamos ter um flight nas três primeiras semanas de janeiro, paramos uma semana e só voltamos em fevereiro.

Floor pricing - Estratégia de preços que consiste na manutenção de preços mínimos, procurando conquistar o grupo de consumidores com maior sensibilidade ao preço. Esta estratégia sugere um grande controle sobre os custos e a manutenção de margens muito pequenas, embora eventualmente compensadas pelo acréscimo no volume de vendas.

Flights - Período em que um anúncio está no ar. Ex: Vamos ter um flight nas três primeiras semanas de março, paramos uma semana e só voltamos em abril.

FNDC - Fórum Nacional de Democratização da Comunicação.

Focus group - Pesquisa qualitativa de carácter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, produto ou serviço. Realizada em ambiente fechado, normalmente chamada sala de espelho, conduzida por um entrevistador que deve estimular o debate entre os participantes convidados (no mínimo 8 e no máximo 12 convidados escolhidos em grupos homogêneos e com representatividade para o negócio) e por uma ou mais pessoas que devem registrar (em filme, anotações e observação) os dados para posterior análise.

Folder - Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.

Folheto Promocional - Material impresso destinado a promoção de produto ou serviços.

Follow-up - Termo muito utilizado para designar as actividades de acompanhamento das acções marketing das empresas.

Fotolito - Lâminas obtidas a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz para ser utilizado na produção da matriz na impressão.

Freelancer - Trabalhador avulso, sem vínculo contratual.

Free-shop - Tipo de loja localizada num lugar de trânsito internacional (ex.: aeroportos), onde os produtos que são vendidos são isentos de uma séria de impostos, portanto, mais baratos.

Front Light - Painel com iluminação frontal.

G ....................................................................................


Gargaleira - Elementos de promoção colocado nas embalagens que têm formato de garrafa, mas especificamente no seu gargalo.

Gerência de produto - Atividade de Marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente todos os procedimentos que, a partir da produção, se destinam a auxiliar a venda de um produto específico. O gerente de produto participa na várias áreas de Marketing (pesquisa de mercado, planejamento de produto, determinação de preços, propaganda, promoção de vendas e distribuição), como responsável por um produto específico.

Gôndola - Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.

H ....................................................................................


Hand-sell - É a repetição do nome do produto em um anúncio, spot ou jingle.

Heavy Users - Segmento de grandes e fiéis consumidores de um produto ou serviço.

Hits - 'Hits' é a mais mal usada estatística da propaganda na Internet. Um 'hit' significa transferência de um arquivo de um Web Site. Uma página típica contém elementos de vários arquivos: html, arquivos gráficos etc. Portanto, ao se visualizar a maioria das páginas na Internet, estarão sendo contados vários 'hits' - entre 1 e até 50 ou mesmo mais, dependendo do design da página. Por causa disto, 'hits' é o número mais alto encontrado nas estatísticas de um Web Site. Muitas pessoas erroneamente consideram um 'hit' igual a 'usuários únicos' ou 'sessão', mas um Site terá MUITO menos 'sessões' ou 'usuários únicos' do que 'hits'.

Holding - Sociedade que tem a maioria de seu capital formado por ações de outras empresas.

Hotspot - Região coberta por um ou mais pontos de acesso.

House Agency - Agência de propaganda do anunciante.

House Organ - jornal de circulação interna nas empresas. Tem por objetivo básico, manter os funcionários a par de todas as estratégias, projetos e conquistas da empresa.

I ....................................................................................


Ilha de Edição - Centro tecnológico, cheio de luzes, monitores, comandos, onde se faz a edição de áudio e vídeo.

Impressão Contínua - Impressão utilizando um suporte em bobina sobre a máquina rotativa, como acontece nos jornais.

Impressão de stream - Início da execução de um arquivo de mídia em tempo real enviado para um usuário válido, como resultado do recebimento, pelo servidor, de uma solicitação deste usuário.

Impressões - Número de vezes que um anúncio ou página da web é visualizado.

Indoor - Material promocional para ser colocado no interior de qualquer local.

Inflável - Peça feita de material plástico flexível e hermético que se pode encher de ar, onde pode ser impressas ou pintadas mensagens e /ou imagens.

Inflável Gigante - Objeto de grandes proporções feito de material emborrachado ou nylon com alimentação contínua de ar ou através de um motor.

Institucional - Diz-se da propaganda cujo objetivo é promover uma imagem favorável a uma determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado. O objetivo imediato da propaganda institucional não é a venda, e sim a criação de um clima, de uma atitude favorável, no público, em relação a entidade anunciante.

INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Promove um congresso anual em setembro.

Interstitial - É um tipo de pop-up. Uma janela com anúncio que abre sozinha e bloqueia o site, que fica atrás. Foi criado para atrair a atenção do consumidor em milésimos de segundo - tempo necessário para se clicar e fechar a janela.

IP - Para cada computador conectado à internet é conferido um endereço de IP (Internet Protocol) único, que identifica e diferencia o dispositivo.

J ....................................................................................


Jingle - Mensagem cantada. Anúncio musicado para TV ou rádio.

Joint Venture - União ou associação de empresas que desejam unir sinergias para melhorarem o seu posicionamento no mercado fazendo ações em conjunto.

Just-in-Time ou JIT - Atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção.

K ....................................................................................


Key Prospects - Dentro de um mercado é um grupo de compradores que possui o maior poder potencial de aquisição.

Know-How - Conhecimento específico. Ter conhecimento sobre determinado produto ou serviço no sentido mais profundo.

L ....................................................................................


Layout - Esboço, mais elaborado que uma rafe, de um anúncio a ser apresentados aos clientes e posteriormente arte-finalizada e impresso. No layout estão apresentados - ainda não em forma definitiva, mas aproximada - todos os elementos visuais básicos de peça publicitária (títulos, mancha do texto, ilustração, etc...)

Letreiro - Denominação nominal ou simbólica de uma marca comercial afixada na parte externa do PDV.

Letreiro Animado - Letreiro equipado com dispositivos mecânicos ,eletrônicos ou elétricos que permitem movimentar a mensagem ou apresentação.

Lifetime value - Valor total de vida útil do cliente para determinado produto, serviço ou empresa. O quanto determinado cliente pode gastar com a empresa durante sua vida.

Light User - Consumidor menor; comprador eventual.

Logomarca - Identidade visual da empresa que representa ou deveria representar seus objetivos e interesses corporativos e sociais. Normalmente as cores da empresa ou organização estão dispostas em sua logo.

Logotipo - Símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentadas em desenho característico, destinado a funcionar como elemento de identidade visual de uma empresa, de uma instituição, de um produto.

M ....................................................................................


Mailling List - Lista de endereços. Lista classificada de nomes e endereços apropriada, para uso de correio ou web. As listas devem ser classificadas por segmentos de mercado e target.

Manta Adesiva - Material magnético flexível que comporta impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar na geladeira.

Maquete - Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising.

Marca - Símbolo que funciona como elemento identificador e representativo de uma empresa, de uma instituição, de um produto. Essa identificação pode ser obtida por várias formas:
A) O nome da empresa, da instituição ou do produto, em sua forma gráfica ou sonora. A marca pode ser constituída por palavras já existentes no idioma (ex: Leite Vigor), sigla (ex: Capemi), ou por nome de fantasia (ex: Fanta). Por extensão, designa o próprio produto: ("Esta marca é de má qualidade" em vez de: "Os produtos dessa marca são de má qualidade.")
B) O símbolo visual - figurativo ou emblemático. Pode ou não se reportar à atividade ou ao nome da empresa.
C) O logotipo
D) O conjunto desses símbolos, numa só composição gráfica, permanente e característica, constituída pelo nome, pelo símbolo e pelo logotipo. Diz-se neste caso, marca corporativa. Há que, proponha o termo logomarca.

Market - Mercado.

Market growth rate - Taxa anual de crescimento desse mercado.

Market share - Participação de mercado. Quase sempre a medida é percentual e visa um certo segmento.

Marketing - De acordo com Theodore Levitt, marketing pode ser definido como: "...O processo de conquistar e manter clientes". Ou como disse Kotler: "Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca". A empresa que segue as diretrizes do marketing, produz o que o cliente quer e não tenta vender o que produz.

Marketing Direto - Venda direta, sem distribuidores, representantes e vendedores. Pode ser feita pela web, televisão (compre agora pelo número...) etc.

Marketing mix - Composto de marketing. Os quatro "P" de marketing: Produto, Promoção (comunicação), Preço e Praça.

Marketing One-To-One - O Marketing de um para um, cara a cara, customizado.

Marketing viral - As ações de marketing viral normalmente são implementadas pela web. E tem como objetivo que ao receber uma mensagem, o receptor sinta-se impelido a divulgar para seus contatos e assim por diante.

Mark-Up - É uma percentagem fixa aplicada sobre o custo unitário de produto. Margem de lucro, calculada incluindo as despesas fixas e variáveis.

Match-Print - Prova rápida obtida por processo fotográfico.

Material Permanente - Peça produzida para ter um longo período de exposição no PDV.

Merchandising - Ação no ponto de venda. Utilização de ferramentas e expedientes promocionais no ponto de venda visando a venda e a satisfação do consumidor.

Merchandising Editorial - Forma de divulgação e promoção veiculada nos meios de comunicação, utilizando os espaços editoriais. Esta expressão foi cunhada pelo próprio mercado que definia a publicidade feita, principalmente em novelas, na parte editorial como merchandising.

Móbile - Peça promocional aérea sustentada por fios.

Mock-Up - Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.

Mostruário - Conjunto de amostra de produtos.

Multipack - Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.

N ....................................................................................


Nononô - Elemento visual desenhado em rafe ou layout para simular manchas texto. Utilizado num esboço de anúncio, objetiva compor visualmente o trabalho. O nome deriva do próprio desenho em que se utiliza, repetidamente, em todas as linhas, apenas as letras N e O.

O ....................................................................................


Onbudsman - Ouvidor. Ouvinte de reclamações. Pago pela instituição para escutar seus consumidores, suas críticas e sugestões.

On-line -Significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem.

Opt in/Opt out - É uma promoção de marketing baseada em e-mail que dá ao consumidor a oportunidade de "opt in" (agir para participar da promoção) ou "opt out" (agir para não participar da promoção).

Outdoor - Publicidade feita por intermédio de pôsteres, cartazes, etc afixados ao ar livre.

Outsourcing - Terceirização. Tendência, cada vez mais forte nas grandes empresas, de contratar a terceiros os serviços que necessitam nas áreas de logística,de informática, de segurança, etc. Desse modo, o contratante pode concentrar-se na estratégia e na gestão da sua atividade principal.

Overall cost leadership - Estratégia que visa reduzir os custos operacionais de produção e distribuição o mais baixo possíveis para viabilizar preços mais baixos que os concorrentes.

Overlay - Aba com título colocada sobre o título de um anúncio, apresentam-se dois títulos no mesmo anúncio. Levanta-se a aba, que é fixada só de um lado e embaixo, existe outro título.

P ....................................................................................


Pageview - Contagem de visualizações de páginas.

Pay-per-Click - Uma forma de calcular o preço de anúncios, quando o anunciante paga baseado no número de consumidores que clicam em uma promoção.

Pay-per-Impression - Também chamado de custo por impressão. Uma forma de calcular o preço de anúncios, quando o anunciante paga baseado no número de consumidores que viram sua promoção.

Pay-per-Sale - Uma forma de calcular o preço de anúncios, quando o anunciante paga baseado no número de consumidores que de fato compram alguma coisa como resultado direto da promoção. Desagrada as agências pela complicação que é levantar estes números.

PDV - Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines, supermercados, padaria, etc.

Packshot - Tomada exclusiva em close do produto usado na produção da mídia eletrônica.

Paste Up - Cabe a este setor o trabalho de montagem das artes-finais dos anúncios, folhetos, bandeirolas e outros tipos de peças publicitárias.

Pé-Americano - Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.

Peer-to-peer (P2P) - Técnica utilizada para o compartilhamento online de arquivos de diversos formatos (músicas, filmes, textos).

Pilha - Agrupamento de produtos em locais de grande circulação dentro do estabelecimento.

Planejamento - Ato de relacionar e avaliar informações - de forma ordenada e com lógica encadeando entre eles - a serem executados num prazo definido, visando à consecução de objetivos predeterminados.

Podcasting - Maneira de fazer o download de um programa de rádio, palestra ou música e escutá-los no computador ou no dispositivo tocador de MP3.

Ponta de gôndola - Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos.

Ponto Focal (Exibidor) - Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão a venda.

Posicionamento - Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na mente do consumidor.

Porta Cartazete - Suporte com trilhos laterais que permite constante troca dos cartazetes.

Porta Folheto (Take One) - Display que oferece folhetos.

Portal- Ambiente na Internet com diferentes sites e links para diversas páginas sobre um determinado assunto e busca unificada para todo o ambiente.

Posicionamento- Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na mente do consumidor.

Pôster - Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.

PEPS - É a nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Primeiro a Entrar no estoque é o Primeiro a Sair

Press party - Recepções informais aos media para apresentação de produtos.

Press Realease - Noticiário distribuído pela empresa ou instituição à imprensa, visando a publicação nos veículos sem nenhum custo.

Preço - Em sua expressão mais simples, valor de troca, em termos de um denominador comum: a moeda. Os factores de preço são múltiplos e complicados, tanto que se criou uma teoria do preço (price theory) na qual são examinados diversos fatores constitutivos.

Produção Gráfica -
Normalmente chefiada por um técnico em artes gráficas, tem a função de orçamentar os trabalhos junto aos fornecedores e de supervisiona-los.

Promotor - Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial.

Promoção - Tarefa de marketing que visa informar, persuadir, influenciar e manter os indivíduos na escolha de um determinado produto ou serviço.

Prospect - Consumidor provável. Aquele que faz parte do mercado alvo. Aquele que tem o poder de compra, mas ainda não é consumidor.

Protótipo - Projeto em tamanho natural do elemento de merchandising, construído artesanal ou mecanicamente.

Prova de Máquina - Prova obtida na máquina no início da impressão.

Público Alvo - Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicação. São reunidas por alguma característica, seja ela região, idade, sexo, atividade, interesse, etc.

Pull strategy - Forte investimento na publicidade e na promoção focadas no consumidor, para estimular a compra.

Push strategy - Enfoque na força de vendas e na promoção para escoar o produto nos canais de venda.

Q ....................................................................................


Quadricromia - Impressão realizada através das quatro cores primárias.

R ....................................................................................


Rafe - Termo que designa, em P.P., os primeiros rascunhos feitos pelo desenhista ou diagramador na criação de um anúncio. Primeira fase da arte, antes do layout e da arte-final.

Reach - Cobertura de audiência. Audiência líquida.

Recall - Índice de lembrança dos comerciais, produtos ou conceitos.

Régua (Faixa de Gôndola ) - Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens.

Reimpressão - Novo lote de impressão.

Relações públicas - Atividade utilizada num mercado para criar climas de opinião ou para influenciar as compras por meios indiretos, por exemplo através de líderes de opinião, ou dos meios de comunicação social.

Release - Noticiário em forma de matéria jornalística de interesse do cliente, distribuído à imprensa.

Reprint - Reprodução que se tira, em papel especial, do anúncio publicado em jornal ou revista, para usos diversos.

Resolução - Termo usado para descrever qualidade/ tamanho de uma imagem ou de uma tela. É medida através do número de pixels horizontais multiplicado pelo número de pixels verticais (por exemplo 800 x 600).

RFP: de request for proposal - É quando várias agências concorrem para ganhar a conta de cliente. A concorrência, ou disputa por uma conta, costuma fazer as agências carregarem nas tintas e viajarem alto no que poderão fazer pelos seus clientes, se contratadas.

Rodapé - Parte de baixo de um jornal.

ROI: return on investment - O retorno sobre o investimento. Uma das expressões mais usadas nas agências. Na realidade, poucos anunciantes na Web já viram o Roi.

Roteiro - Idéia do filme, a história do comercial, com seus cenários, atores, falas, situações, etc.

Rouba-Página - Anúncio que pega todas as colunas do jornal, menos uma , e menos 10cm acima dele. Vale por uma página, mas custa menos.

Rough (Ráf) - Qualquer trabalho que esteja em rascunho, na mídia impressa, ou em rádio.

Royalty - Direito de exploração, confecção ou utilização de determinada técnica ou processo adquirido por uma empresa, mediante pagamento de determinada taxa à empresa possuidora daquele direito.

S ....................................................................................


Sacola Promocional - Peça em diversos materiais, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais.

Sampling (Amostra Grátis) - Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para incentivar a experimentação.

Sangrada - Página de anúncio que ocupa toda página, não deixa margem branca em nenhum lado da página.

Scanner - Equipamento eletrônico utilizado para captar imagens analógicas e transformá-las em informações digitais.

Share of Heart - Percentagem de participação de uma marca no coração (parte emocional) do consumidor.

Share of Market - Participação de mercado.

Share of Mind - Percentagem de participação da marcas na mente do consumidor.

Share of wallet - Percentagem de participação do produto na carteira, orçamento do consumidor.

Shop in Shop - Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs próprios.

Shrink - Processo de empacotamento através de filme transparente com a finalidade de agrupamento ou proteção.

Silk Screen - Processo de impressão por transferência de tinta sobre um suporte através de uma tela de seda ou nylon.

Site - Conjunto de informações relacionadas e interligadas de forma hipertextual, com base num endereço (URL) único.

Slogan - Lema. Frase curta, geralmente incisiva.

SMS (Short Message Service) - Mensagem limitada a 160 caracteres que se pode enviar via telefone móvel.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - Protocolo para o envio de emails entre clientes e servidores. As mensagens podem ser respondidas pelo programa do cliente usando os protocolos POP ou IMAP. Tanto os servidores de SMTP quanto de POP ou IMAP devem ser identificados na configuração do programa de email.

Sobra - Quantidade excedente do pedido gerada na produção de um lote.

Splash - Forma gráfica de destaque para vantagem ou característica de produtos / serviços.

Spot - Rádio falado, só com efeitos sonoros, ruídos, uma eventual abertura ou encerramento orquestrado.

Staff - Equipe de apoio.

Stakeholders - Partes interessadas. Pessoas ou organizações cujos interesses (financeiros ou não) são afetados por um projeto. Os stakeholders tanto podem ser afetados positiva quanto negativamente pelos efeitos do projeto, durante ou depois da sua elaboração.

Stickiness - Uma medida usada para avaliar a eficácia de um site no sentido de manter grudados nele os usuários individuais. Uma expressão para ser usada quando um site tem pouca audiência para justificar a veiculação de anúncios ou material promocional.

Stopper - Elemento publicitário que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.

Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.

SWOT - A Análise "swot" é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas como parte do planeamento estratégico de marketing e negócios..O termo "swot" representa as iniciais das palavras Streghts (forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências que se verificam no cenário global de mercado e propor ações relativas a estas observações.

T ....................................................................................


Target - Palavra em inglês para público alvo.

Targeted Marketing - Quando banners ou promoções são focadas em função da análise do público, procurando uma faixa específica do mercado. Refere-se a ações buscando públicos segmentados.

Taxa de conversão (conversion rate) - Relação (percentual) entre o número de vezes em que link foi seguido e número de vezes em que foi efetuada uma compra ou transação comercial.

Teaser - Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.

Template - Layout do site no sentido mais amplo, incluindo imagens, textos etc.

Testeira - Estrutura colocada no alto de display, gôndolas etc, contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

Testemunhal - Diz-se do anúncio que apresenta o depoimento de um suposto consumidor, (personalidade conhecida ou não), sobre as qualidades do produto.

Top of mind - o primeiro produto ou serviço de determinada categoria lembrado pelos consumidores.

Totem - Peça sinalizadora vertical e logilínea.

Traço - Definição de ilustração ou símbolo em linha, sem meios tons, em P&B ou com chapada.

Trade - Os intermediários, geralmente, os atacadistas, revendedoras.

Trade Marketing - Ação de marketing, treinamento e otimização de negócios destinada aos intermediários, atacadistas, revendedores etc. Otimizar a relação entre produtor e distribuidor, para que ambos retirem benefícios dessa parceria.

Trading-Down - É a tentativa de popularização de um produto ou serviço, procurando atingir a faixa mais popular do mercado.

Trading-Up - É a tentativa de valorização de um produto ou serviço com objetivo de atingir uma faixa mais nobre do mercado.

Tráfego - Atividade ou setor de uma agência de P.P., responsável pelo controle do fluxo do trabalho dentro da agência. Com base nas solicitações das áreas do atendimento, o tráfego aciona, registra e coordena o desenvolvimento dos serviços de criação, arte e produção em geral. Controla o cumprimento de prazos, fixa ordens de urgência e prioridade e estabelece ligação operacional entre os diversos setores da agência.

U ....................................................................................


UENS - Unidades estratégicas de negócios.

UNIX - Sistema operacional de alta performance escrito em C (linguagem de alto nível).

Upgrade - Melhorar as condições de desempenho, atualização.

Urna - Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional.

URL (Uniform - ou Universal- Resource Locator) - Endereço de um arquivo ou web site na internet por computadores pessoais, assistentes pessoais (PDAs) ou telefones móveis. A primeira parte do endereço indica o protocolo utilizado (o mais comum é o http) e a segunda parte o endereço de IP ou o nome do domínio onde a página ou arquivo está localizado.

Usabilidade - Facilidade de uso de uma interface de forma que seus usuários realizem as ações que desejam realizar. O conceito inclui muitos fatores, como: design, funcionalidade, arquitetura da informação, edição de conteúdo (textos, imagens, vídeo, áudio).

V ....................................................................................


Vacum Forming - Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos.

Vale Brinde - Cédula impressa que dá direito a receber brindes.

Verniz U.V. - Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento.

Vinco - Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.

Viral Marketing - Qualquer propaganda que se espalha sozinha, como um vírus.

Volante - Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.

W ....................................................................................


Wifi - Tecnologia que permite computadores, telefone celulares, assistentes pessoais e outros dispositivos móveis se conectarem à internet ou a outros aparelhos quando localizados nas proximidades de um ponto de acesso.

Workshop - Oficina. Normalmente um evento ou curso em que os participantes interagem de alguma forma elaborando projetos, produtos e serviços.

X ....................................................................................


XML - eXtensible Markup Language. É uma linguagem baseada em SGML que está sendo desenvolvida pelo W3C para uso em páginas e documentos Web.

Y ....................................................................................


Sem registros de palavras com essa incial.

Z ....................................................................................


Sem registros de palavras com essa incial.

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